Política: Dep. Federal Denis Bezerra (PSB) é eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Ele citou como objetivo a redução da violĂȘncia psicológica, econômica e fĂ­sica contra os idosos

 Deputado Federal Denis Bezerra (PSB) - Foto: Reprodução

Deputado Federal Denis Bezerra (PSB) - Foto: Reprodução

O deputado Federal Denis Bezerra (PSB-CE), foi eleito nesta quarta-feira (27) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Ele substitui o deputado Dr. Frederico (Patriota-MG). O deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) foi eleito 1Âș vice-presidente.

Advogado, tabelião e empresĂĄrio, o deputado Denis Bezerra estĂĄ no primeiro mandato de deputado federal. Além de 1Âș vice-presidente dessa comissão, de 2019 a 2021, jĂĄ foi titular das comissões de Viação e Transportes; de CiĂȘncia e Tecnologia, Comunicação e InformĂĄtica; e da comissão especial do projeto sobre superendividamento do consumidor (PL 3515/15). Também foi titular da comissão externa do Envelhecimento SaudĂĄvel.

Bezerra afirmou que pretende trabalhar para reduzir os impactos da desigualdade social nos cerca de 30 milhões de idosos do PaĂ­s. "A desigualdade social, infelizmente, acarreta muitas nas mazelas sociais à população idosa e essa é uma das principais batalhas que nós temos que enfrentar: reduzir a violĂȘncia psicológica, a violĂȘncia econômica e até mesmo a violĂȘncia fĂ­sica contra os nossos idosos", disse.

Ainda segundo ele, o colegiado vai trabalhar para inserir mais idosos no mercado de trabalho e para conscientizar essa parcela da população da importância de participar do processo eleitoral.

SecretĂĄrio nacional de promoção e defesa da pessoa idosa, Antônio Costa, que participou da reunião, fez referĂȘncia ao crescimento da população idosa no PaĂ­s e defendeu a aprovação, pela Câmara, de proposta jĂĄ aprovada pelo Senado que cria medidas protetivas de urgĂȘncia para idosos e pessoas com deficiĂȘncia que tenham sofrido violĂȘncia ou que estejam na iminĂȘncia de sofrĂȘ-la. A medida estĂĄ prevista no Projeto de Lei 4438/21.

"Esse projeto jĂĄ tem urgĂȘncia aprovada e esperamos o apoio da Casa para que, em 15 junho, Dia Mundial da Conscientização da ViolĂȘncia Contra a Pessoa Idosa, o presidente possa sancionar essa medida protetiva", disse.

Para 1Âș vice-presidente, foi eleito o deputado Vilson da Fetaemg (PSB/MG). Os demais cargos da mesa (2ÂȘ e 3ÂȘ vice-presidĂȘncia) serão eleitos em outra reunião.

O que faz a comissão

Criada em 2016, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivo monitorar polĂ­ticas pĂșblicas para brasileiros com 60 anos ou mais e desenvolver estudos sobre a situação dessa parcela da população.

Entre outras atribuições, cabe à comissão receber e investigar denĂșncias de violação de direitos da pessoa idosa e acompanhar a ação dos conselhos de direitos das pessoas idosas no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municĂ­pios.