Brasil volta a exigir visto para americanos, canadenses e australianos

A exigência do visto obrigatório entra em vigor na próxima quarta-feira (10/1), segundo o Ministério do Turismo

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A partir da próxima quarta-feira (10/1), volta a vigorar a exigência de visto brasileiro para turistas de Canadá, Estados Unidos (EUA) e Austrália. Derrubada no governo de Jair Bolsonaro (PL), a exigência de visto para turistas desses países estava prevista para voltar a existir em 1º de outubro de 2023, mas acabou sendo adiada.

O atraso ocorreu devido a ajustes na licitação para a contratação da empresa responsável pelo fornecimento de vistos eletrônicos para os países.

O comunicado do Ministério do Turismo explica que a medida leva em consideração a data de chegada ao Brasil. Assim, os turistas desses países que chegarem em solo brasileiro até terça-feira (9/1) não possuem a obrigatoriedade de apresentar o visto.

Em nota, a pasta reforçou que a atual gestão está aberta para negociar a derrubada do decreto que obriga os turistas desses três países a terem o documento, desde que eles também deixem de pedir o visto para brasileiros.

"É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados", informa o ministério.

O Brasil também voltaria a cobrar vistos de turistas japoneses, mas houve um acordo entre os dois países e nenhum deles cobrará vistos de turistas.