Santana do Cariri: Corrupção com o dinheiro público.

Pai e Irmão de Prefeito de Santana do Cariri estão na relação dos envolvidos em fraude contra a prefeitura de Juazeiro do Norte e tem bens bloqueados para garantir ressarcimento do prejuízo ao erário.

 (Foto: Meramente ilustrativa)

(Foto: Meramente ilustrativa)

Na região do Cariri, nesta última semana começou a ser desbaratada uma quadrilha que segundo investigações movimentaram mais de 400 milhões de reais. Encontraram políticos, servidores públicos, empresários, laranjas e várias pessoas participando desta corrente em que, segundo a operação realizada pela polícia, lavava dinheiro ilegal, através de construtoras de fachadas entre outras atividades. Mas como os crimes se entrelaçam e não há crime perfeito a investigação chegou também há um esquema de fraudes em licitação junto a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte.

Uma numerosa relação de pessoas físicas e jurídicas tiveram seus bens e contas bancária bloqueadas por ordem judicial que visa não só assegurar a persecução penal sendo eficaz, resguardar o ressarcimento do prejuízo causado ao erário público. Entre os relacionados está Geraldo E Werton da Cruz, Pai do prefeito de Santana do Cariri e também ex-prefeito daquele município, além dos bens da Werton Engenharia & Arquitetura LTDA que tem em sociedade Geraldo Eriberton Werton e Sávio Cidade Werton atual Secretário de Obras do Municio de Santana do Cariri.

Na investigação um dos casos citado pela autoridade policial foi a licitação que foi vencida pela referida empresa Werton Engenharia & Arquitetura LTDA no valor de R$ 4.536.334,91(Quatro milhões quinhentos e trinta e seis mil e trezentos e trinta e quatro reais e noventa e um centavos) e que logo o contrato assinado subcontratou ilegalmente vereadores e ex-vereadores para execução do ato. Tudo isso sob o controle do presidente da Câmara afastado Darlan Lobo e sua própria ciência, pois segundo os autos que podem ser lidos no link abaixo, diz que todos os envolvidos agiram com dolo:

"Repita-se, a Autoridade Policial logrou êxito em demonstrar de maneira satisfatória, pelo menos, neste primeiro momento, que os representados atuavam de forma dolosa e consciente, com pleno conhecimentos de suas ações".

Este documento foi elaborado a praticamente 2 meses, porém só vindo à tona após as referidas buscas e apreensões realizadas, para informações não serem vasadas e atrapalharem as investigações. Com algum tempo saberemos de mais!