Baturité: Parceria com o Governo do Estado avança e município será polo da Universidade Aberta do Brasil, com oferta de 13.000 vagas em cursos superiores gratuitos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Uma articulação do prefeito Herbelh Mota com o Governador Elmano de Freitas abre novos horizontes para avanços na área do ensino superior na Região do Maciço de Baturité. A parceria deixará o município de Baturité como sede de um polo da Universidade Aberta do Brasil, que terá oferta de cursos de graduação e especialização lato sensu na modalidade EaD (Ensino a Distância). Os cursos serão ofertadas em parceria com Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes).

O governador Elmano de Freitas recebeu, no Palácio da Abolição, o prefeito de Baturité, Herbelh Mota, e representantes das instituições públicas de ensino superior e prefeitos cearenses para o anúncio da implantação de 13 mil novas vagas na educação superior pública do Estado.

Os cursos atendem prioritariamente à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, referente à formação inicial e continuada, e cursos EaD de graduação (bacharelados e tecnológicos) e especializações voltadas para a formação de agentes públicos e demandas regionais de formação com foco no desenvolvimento econômico e social local/regional.

"Esse polo vai dar oportunidade principalmente à nossa juventude, na formação superior, no ensino de qualidade, com mais uma opção para cursos de graduação e pós-graduação", disse o prefeito Hérberlh Mota, ao conversar com o Governador Elmano.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hildebrando Soares, destacou a importância do programa e a parceria entre as sete instituições públicas de ensino superior – UFC, UFCA, Unilab, IFCE, UECE, UVA e URCA, envolvidas no projeto para ampliar a oferta de vagas universitário.