Piauí: Candidatos são eliminados por celular tocando durante a prova do Enem 2023

No Piauí, as provas foram aplicadas em 33 cidades, e os alunos organizados em 288 locais. Cerca de 810 policiais militares foram mobilizados para reforçar a segurança dos estudantes.

Foto: Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

Celulares tocando durante a prova foi o único tipo de ocorrência registrado pela Polícia Militar durante o primeiro dia de provas do Enem 2023 no Piauí, neste domingo (5). Segundo o Chefe do Departamento Geral de Operações, o coronel Jacks Galvão, a aplicação ocorreu com tranquilidade.

"Tivemos alguns casos de celulares que tocaram durante a prova e isso não é permitido, e alguns candidatos foram eliminados por conta disso. Tudo ocorreu de acordo com o planejado", comentou o coronel Galvão.

Um dos casos ocorreu na Faculdade Santo Agostinho, na Zona Sul de Teresina. O celular de uma candidata tocou antes mesmo do início do horário em que os candidatos têm permissão para deixar os locais de prova. O g1 tentou conversar com a candidata, mas ela preferiu não dar entrevista.

No Piauí, as provas foram aplicadas em 33 cidades, e os alunos organizados em 288 locais. Cerca de 810 policiais militares foram mobilizados para reforçar a segurança dos estudantes.

Quase 100 mil inscritos no Piauí

Candidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021 — Foto: Lucas Marreiros/ g1 PI

Quase 100 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 fizeram a prova no Piauí neste domingo (5), dia da prova de linguagens e ciências humanas, além da redação. Os portões dos locais de prova abrem às 12h, fecham às 13h, e a prova tem início às 13h30, com duração até 19h.

No total, foram 99.644 inscritos no Piauí, 12% a mais de candidatos do que no ano de 2022. O exame será realizado neste e no próximo domingo (12), quando a prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) será aplicada.

Ao todo, há 288 locais de prova e 3.259 salas de aplicação, em 33 municípios do estado. No Piauí, as mulheres são maioria dos candidatos — equivalem a 60,9% (60.759) das inscrições, enquanto homens representam 39,1% (38.885).

Passe livre

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os estudantes da rede estadual de ensino receberão passe livre estudantil com gratuidade para o translado até o local de aplicação de prova. São 11 mil estudantes do interior e 3.915 estudantes da capital que terão acesso ao passe.

De acordo com secretaria, até 2016, o Piauí apresentava grande taxa de evasão e abstenção nas provas do Enem. Essa realidade era apontada, principalmente, conforme a superintendente Viviane, por causa da dificuldade de transporte para realizar o exame.