União aprova privatização do Parque Nacional de Jericoacoara

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12. O modelo para privatizar é o de concessão, que é prevista para período de 30 anos

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Foi iniciado oficialmente o processo para privatizar o Parque Nacional de Jericoacoara. Isso porque a desestatização foi aprovada pelo Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12.

De acordo com o documento, a concessão valerá por 30 anos, será feita na modalidade de concorrência e o valor mínimo de outorga é de R$ 747.566,28. O critério de julgamento será a maior outorga fixa.

Segundo a resolução, quem tiver a concessão será responsável pela prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão do Parque Nacional de Jericoacoara.

A resolução foi assinada pelo ministro da Economia Paulo Guedes e pelo secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Bruno Westin Prado Soares Leal.

O local é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. É uma unidade de conservação federal regida pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000 e Lei Federal nº 11.486 de 15 de junho de 2007.

O Parque Nacional de Jericoacoara foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) em dezembro de 2019.