Missão Velha: Estudo avalia implantação de porto seco

Porto seco interligará o Cariri ao Nordeste

Foto: Governo do Ceará

Foto: Governo do Ceará

Uma articulação entre políticos do Cariri pretende acelerar a efetivação de um porto seco na região. Um estudo a cargo da Universidade Federal do Ceará (UFC) analisará a viabilidade do equipamento em Missão Velha.

O levantamento técnico para avaliar a construção do porto na cidade caririense foi uma determinação do governador Elmano de Freitas (PT), conforme revelou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.

"A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma, o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina", explica Danilo Serpa, presidente da Adece.

Também conhecido como estação aduaneira do interior, um porto seco consiste em um terminal que opera como centro de transbordo de cargas vindas do mar para destinos no interior dos estados.

O fato de ele depender de rodovias ou ferrovias é um aspecto relevante para a definição de Missão Velha como sede do equipamento. "Tenho certeza de que o porto seco vai ser em Missão Velha. O cenário atual é favorável", comenta o prefeito Dr. Lorim (PDT).

Diretor de Suporte a Negócios da Adece, o ex-deputado estadual Rafael Branco lembrou que "há mais de 20 anos, o Cariri fala em porto seco". Como ele detalha, a região do Cariri possui uma localização estratégica para que o porto interligue o Ceará a outros estados do Nordeste, especialmente Piauí, Bahia e Pernambuco.

Este último possui o Porto do Suape, um dos mais importantes terminais do Brasil. "De fato, estamos tirando isso do papel. Não tenho dúvidas que daqui a cinco anos, vamos ver uma nova realidade no Cariri", conclui Rafael Branco.