Padre Alexandre Paciolli é preso suspeito de estupro e importunação sexual

Sacerdote cearense foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão preventiva da Vara Criminal de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento que o padre Alexandre Paciolli, 55 anos, é levado à Delegacia de Narcóticos, em Fortaleza, após ser preso nesta quarta-feira (3), por importunação sexual e estupro de uma fiel na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Nas imagens, Paciolli aparece caminhando com dificuldade, acompanhado de um policial. Ele foi capturado pelos agentes na casa do pai, no Bairro Meireles, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva oriunda da Vara Criminal de Nova Friburgo.

Conforme o Ministério Público, o líder religioso é "muito carismático, conhecido e influente", o que teria contribuído para praticar os crimes contra a mesma mulher em agosto de 2022 e janeiro de 2023 na cidade serrana do Rio de Janeiro.

"O padre, se utilizando da ingenuidade e da fé da vítima, sob o pretexto de estar sentido fortes dores, passou a praticar atos libidinosos com a vítima, que, tendo o denunciado como seu sagrado protetor, não conseguiu oferecer resistência", afirma o Ministério Público.

Ainda segundo a denúncia, a Arquidiocese do Rio de Janeiro "já recebeu diversas notícias de abusos sexuais cometidos pelo padre".

Alexandre Paciolli já foi reitor da igreja da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro, e responsável pela Igreja de São José, no Bairro da Lagoa. Ele também foi apresentador do programa Mulheres de fé, na TV Canção Nova, e em 2015 fundou a comunidade Olhar Misericordioso. Nas redes sociais, ele alcança mais de 200 mil seguidores.