Divisa entre Ceará e RN tem segurança reforçada após fuga de presos de presídio de segurança máxima

Os dois fugitivos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Ambos são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, preso na mesma unidade.

Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Foto: Governo do Ceará/Divulgação

A Polícia Militar do Ceará reforçou a segurança na divisa após fuga de presos registrada da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, os agentes realizam diligências e abordagens na região com objetivo de capturar os foragidos, caso eles fujam para o estado.

O governo do Rio Grande do Norte já havia alertado na quarta-feira (14) os governos do Ceará e da Paraíba - estados vizinhos - para reforçar a segurança nas divisas.

Detentos são do Acre e foram transferidos em setembro, dois meses após rebelião que deixou cinco mortos — Foto: Reprodução

"Levantamentos de equipes de inteligência da Secretaria da Segurança e suas vinculadas também são realizados no intuito de auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Rio Grande do Norte", afirmou a pasta, em nota.

Primeira fuga de unidade federal

Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.

Os fugitivos são Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho". Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar - preso na mesma unidade - e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. A rebelião resultou na morte de cinco detentos, três deles decapitados.

Mapa da Penitenciária Federal de Mossoró. — Foto: Arte g1

A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura dos fugitivos, e também para apurar a investigação das responsabilidades no episódio, conforme o blog da Camila Bonfim. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), informou nesta tarde que vai até Mossoró.

Até a última atualização desta reportagem, a Senappen não havia confirmado a fuga oficialmente, ou informado detalhes do caso.

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JH