Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Salitre

Política: Prefeito Dodó de Neoclides (PSB), e de várias cidades do Ceará chegam à campanha eleitoral sob investigação; veja lista

Operações e afastamento de gestores agitam a antecipação das campanhas no interior do Estado


Prefeito de Salitre investigado pela PROCAP.

O ano de sucessão municipal no Ceará tem sido marcado por uma grande antecipação do debate eleitoral. A agitação tem gerado uma corrida ao Judiciário e um denuncismo que esquenta ainda mais a disputa entre grupos políticos no Estado. Em meio às disputas, prefeitos de diferentes e importantes cidades do Estado chegam às vésperas da campanha eleitoral sob investigação.

Cidades como Salitre, Santa Quitéria, Crateús, Acopiara, Iguatu, Pacatuba e Juazeiro do Norte enfrentam incertezas no período eleitoral com investigações em curso e condenações que resultam até mesmo no afastamento do gestor, em alguns casos.

Sem decisões judiciais definitivas, os casos em andamento acabam afetando a dinâmica eleitoral nas cidades.

Operações do MPCE

No ano eleitoral, a atuação da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) está resultando em uma sequência de operações em municípios cearenses.

Somente neste ano, pelo menos 9 prefeitos foram alvos de operações nos municípios cearenses.

· Salitre

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil, deflagrou, na manhã de quinta-feira (01/02), a operação "Aves de Rapina". Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Salitre, Quixelô, Solonópole, Iguatu e Cajazeiras/PB. Os alvos foram o prefeito de Salitre Dodó de Neoclides, o chefe de gabinete Dorginan Pereira (irmão do prefeito), a secretária da Administração, o secretário de Educação e a ex-tesoureira do município (cunhada do prefeito), além de empresários do ramo de locação de veículos e outras pessoas físicas e jurídicas ligadas ao caso.

A investigação da Procap apontou indícios de um suposto esquema de desvio de valores, a partir de contratos irregulares firmados pela Prefeitura de Salitre e empresas de locação de veículos. O MP apurou indícios de pagamentos em espécie feito pelo Município, sem registros formais. Os valores eram remetidos a várias contas bancárias de postos de combustíveis e agentes públicos, além de pessoas que não faziam parte do contrato. Também foram constatados indícios de lavagem de dinheiro, uma vez que os valores retornavam para os gestores públicos por intermédio dos postos de combustíveis. Os contratos investigados chegam R$ 3.920.156,00.

Na operação, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos na sede da Prefeitura e cerca de R$ 67 mil em espécie na casa de um dos investigados. Um dos investigados foi preso em flagrante, em Iguatu, pelo porte ilegal de arma de fogo. A Justiça autorizou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações.

Os suspeitos podem responder pelos possíveis crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Nome da operação

O termo "Aves de Rapina", que dá nome à operação, refere-se a várias passagens bíblicas associam esses animais à destruição e à ganância.

Veja os municípios alvos de operação em 2024:

· Amontada (Prefeito afastado)

· Crateús (Prefeito afastado)

· Caridade (Prefeito afastado)

· Itapiúna (Prefeito afastado)

· Milhã

· Salitre

· Juazeiro do Norte

· Potiretama

· Cascavel

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!