PF libera embarcação "sequestrada" por bolivianos em Rondônia

Barco brasileiro ficou quatro dias ilegalmente retido por populares

Foto: Polícia Federal

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal liberou, nesta segunda-feira (22), uma embarcação brasileira que havia sido "sequestrada" por bolivianos na fronteira de Rondônia com a Bolívia. O barco havia sido ilegalmente apreendido por populares na última sexta-feira (19).

A ação foi realizada com o apoio da Marinha do Brasil e, após quatro dias de negociações, a embarcação foi entregue pela Armada Boliviana em águas brasileiras. A embarcação foi escoltada até o Porto Alfandegado brasileiro, onde foi devolvida para a empresa proprietária.

A travessia fluvial entre o Brasil e a Bolívia, que estava paralisada desde o sequestro do barco, foi restabelecida e o fluxo internacional de pessoas voltou ao normal.

Motivação da retenção

De acordo com a PF, a retenção ilegal da embarcação brasileira por populares bolivianos ocorreu como forma de retaliação à uma ação policial que ocorreu na manhã da última sexta-feira (19).

Conforme a corporação, a guarnição de força policial brasileira, em patrulhamento fluvial no Rio Mamoré, teria interceptado e arrecadado uma pequena embarcação boliviana que foi abandonada pelos tripulantes no momento da abordagem policial na margem brasileira do rio.

No barco, havia produtos supostamente extraviados. Os produtos clandestinos e a embarcação foram entregues à Receita Federal do Brasil (RFB), que fez a apreensão administrativa e do veículo.