Governo Lula prepara plano de combate à corrupção

Plano de combate à corrupção será lançado neste ano

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula está preparando um plano nacional para o combate à corrupção, a ser implementado ainda este ano. Na terça-feira (16/4), a Controladoria-Geral da União (CGU) pediu colaborações a 30 ministérios.

Os ministérios deverão indicar ações de integridade, transparência e enfrentamento da corrupção, em resposta ao pedido do ministro da CGU, Vinicius Carvalho, que é o responsável por elaborar o plano. Um dos objetivos é reduzir a impunidade de crimes de corrupção praticados por pessoas e empresas ao aprimorar processos de denúncia e investigação no governo federal. A transparência no uso de recursos públicos também está na mira dos técnicos do governo.

Quando o plano for lançado, caberá a cada ministério cumprir e monitorar suas próprias medidas de integridade. A coordenação ficará a cargo da CGU.

Além de prevenção e combate à corrupção, o plano tem outros três eixos: transparência e governo aberto, controle da qualidade do gasto público e redução do desperdício, e integridade na relação Estado-setor privado.

Atualmente, está em vigor um plano de combate à corrupção, lançado por Jair Bolsonaro, e com medidas que vão até o fim de 2025. O plano em gestação substituirá esse antes do prazo final planejado.