Izolda, que irá deixar o cargo no MEC, é o fato novo relevante na corrida à Prefeitura de Sobral

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A corrida pela Prefeitura de Sobral pode ganhar novos contornos com um fato novo que começa a surgir no cenário político estadual: os dirigentes do PSB fizeram um apelo e a ex-governadora e atual Secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, aceitou a ponderação para se desincompatibilizar do cargo.

A renúncia ao cargo não representa, necessariamente, que a ex-governadora será candidata, mas tem uma simbologia que ganha maior relevância: Izolda ficará sem impedimento para, se chamada, concorrer pelo PSB, à sucessão do prefeito Ivo Gomes. É o nome que mais força política e eleitoral atrai no contexto da corrida pela Prefeitura de Sobral.

TRAJETÓRIA RESPEITADA

Nome respeitado por todos os setores políticos do Ceará, e com projeção nacional na área do ensino público pelos projetos que comandou à frente das Secretárias de Educação de Sobral e do Estado, Izolda sempre fala no cumprimento de missão na vida pública e, sobre as eleições municipais deste ano, mantém o discurso de cautela.

Ao ser questionada sobre uma possível candidatura nas eleições de 2024, a ex-governadora afirma que "Não tem uma intenção ou um plano definido de candidatura, mas o partido solicita a desincompatibilização para abrir uma possibilidade, abrir o leque de opção, porque, do contrário, já está ali na barreira".

Izolda destaca, ainda, que tem lidado com essas situações como uma convocação para determinadas tarefas e missões. Ela repete: "É como eu digo: eu não tenho aquela deliberada intenção de ser candidata, isso realmente eu não tenho, eu não lido com isso. Eu estou muito concentrada no trabalho intenso aqui no Ministério", afirma Izolda Cela, que tem apoio do Ministro da Educação, Camilo Santana, para um possível projeto de concorrer à Prefeitura de Sobral.