Temporal na Grande Porto Alegre deixa um morto e dez feridos

Segundo a prefeitura, a vítima fatal do temporal, que não teve a identidade divulgada, estava em situação de rua

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma forte tempestade atingiu áreas do Rio Grande do Sul durante a noite de terça-feira (16/1), matando uma pessoa e ferindo ao menos outras dez em Cachoeirinha, na região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a prefeitura da capital, a vítima que veio a óbito estava em situação de rua. A identidade dela não foi divulgada.

Segundo informações preliminares, a vítima fatal estava abrigada debaixo da marquise de um supermercado, quando a estrutura cedeu e caiu sobre ela. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local para retirar o corpo e remover a marquise.

Estragos

Até o momento, de terça (16/1) para esta quarta-feira (17/1), 25 municípios reportaram danos e ocorrências à Defesa Civil estadual em decorrência das chuvas intensas, fortes ventos, granizo e descargas elétricas.

O órgão também recebeu centenas de chamados a respeito de quedas de árvores, falta de luz e alagamentos.

A prefeitura apontou que pelo menos 27 postes cederam e 150 árvores foram derrubadas. Algumas atingiram residências e veículos.

Temporal

Na capital Porto Alegre, o vento atingiu rajadas de 89 quilômetros por hora, segundo medições do Aeroporto Salgado Filho e da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico.

O volume da chuva provocou alagamento em diversas ruas na terça-feira (16/1). Já na madrugada desta quarta-feira (17/1), a água baixou em alguns locais, mas 36 ruas ainda sofriam com as consequências do temporal. As informações são da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Nas últimas 24 horas, choveu 76 milímetros no bairro Partenon, na Região Leste da capital, mais da metade da média prevista para este mês, que é 142 milímetros.