Brasileira é homenageada nos EUA por combate ao trabalho escravo

Pureza Lopes Loyola recebeu o prêmio "Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas" do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken

Foto: Getty Images/ Anadolu Agency

Foto: Getty Images/ Anadolu Agency

A brasileira Pureza Lopes Loyola, de 80 anos, recebeu nesta quinta-feira (15/6) o prêmio "Heróis no combate ao tráfico de pessoas" das mãos do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

A cerimônia tinha como objetivo homenagear personalidades de diversas partes do mundo pelo seus esforços para combater o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. A embaixadora geral para Monitorar e Combater o Tráfico de Pessoas dos EUA, Cindy Dyer, também participou do evento.

"Pureza Lopes Loyola, do Brasil em reconhecimento à sua defesa inabalável em nome dela mesma, de seu filho e de outras pessoas que sofreram trabalho forçado, inclusive por meio de documentação em primeira mão de evidências e testemunhos para ilustrar a gravidade e a proliferação de práticas de exploração no Brasil rural", afirmou Dyer sobre a brasileira.

Pureza Lopes Loyola

Natural do Maranhão, Pureza ganhou notoriedade internacional pelo desenvolvimento de atividades e ações para combater o trabalho escravo no Brasil, principalmente nas regiões rurais.

Sua história de combatente começou na década de 1990 quando ficou sem notícias de seu filho Antônio Abel e passou a peregrinar nas fazendas do Maranhão em busca dele. Durante o seu trajeto se deparou com centenas de trabalhadores vítimas de maus-tratos e em situação semelhante à escravidão.

A história da maranhense chegou a virar filme com direção de Renato Barbieri e protagonizado pela atriz Dira Paes.