Cientistas japoneses analisam existência de planeta semelhante à Terra no Sistema Solar

Equipe de astrofísicos fez simulações e concluiu que um planeta do tamanho da Terra poderia estar por trás de movimentos de astros além da órbita de Netuno

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Equipe de astrônomos japoneses indicou a possibilidade da existência de um planeta semelhante à Terra no Sistema Solar. A conclusão surgiu a partir da observação do movimento de objetos celestes no Cinturão de Kuiper, localizado na órbita de Netuno.

Em artigo publicado no The Astronomical Journal, no fim de agosto, os astrofísicos Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, no Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional japonês, analisam o movimento dos objetos celestes no Cinturão de Kuiper.

Com simulações, a equipe concluiu que um planeta do tamanho da Terra poderia estar por trás dos movimentos incomuns de astros além da órbita de Netuno. Segundo os pesquisadores, o planeta teria uma massa entre 1,5 e 3 vezes maior que a da Terra e uma órbita inclinada em cerca de 30 graus.

Eles acreditam que este novo planeta se esconde no Cinturão de Kuiper, um anel circunstelar que se estende além da órbita de Netuno. Denominado Planeta do Cinturão de Kuiper (KBP), ele ficaria a uma distância de até 500 unidades astronômicas (UA) do Sol, 500 vezes a distância entre a Terra e o Sol, e mais próximo do que o lendário Planeta 9.

De acordo com especialistas, o KBP é até três vezes mais massivo que a Terra, mas as temperaturas são provavelmente muito baixas para suportar a vida como conhecemos.

Segundo os autores do estudo, tais suposições são independentes do suposto "Planeta 9", que alguns teorizaram ser muito maior e mais distante do que um potencial planeta semelhante à Terra no Cinturão de Kuiper.