Presidente da Alece Romeu Aldigueri (PSB) vai criar Frente Parlamentar em Defesa das Áreas Territoriais do Ceará após litígio na Ibiapaba

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), prepara o anúncio da criação de uma frente parlamentar em defesa das áreas territoriais do Ceará. Um dos litígios que mais geram preocupação envolve áreas de municípios das Regiões da Ibiapaba, Norte e dos Sertões de Crateús que são reivindicadas pelo Estado do Piauí.

O conflito está na agenda do Supremo Tribunal Federal (STF) com documentos e estudos apresentados pelos dois estados na defesa de suas áreas territoriais. O STF deve notificar os Estados do Ceará e do Piauí sobre um estudo realizado pelo Exército que abrange limites entre municípios e as divisas dos dois estados.

Na disputa, estão terras em um raio de 3 mil quilômetros, envolvendo 13 municípios cearenses e 9 cidades do Piauí. As preocupações sobre os desdobramentos desse conflito territorial estão na agenda do presidente Romeu Aldigueri que quer se mobilizar com deputados federais e senadores em defesa das áreas territoriais do Ceará.

ÁREAS ATINGIDAS

As áreas afetadas no Ceará pertencem aos municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croata, Ipueiras, Poranga, Itaporanga e Crateús. Do lado do Piauí, estão os municípios de Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Milton Brandão, Pedro II, Buriti dos Montes, Piracuruca, São Miguel do Tapuio.