Elmano anuncia mobilização de mais de 8.700 agentes para reforçar a segurança no Carnaval

Em Fortaleza, 1.589 policiais estarão nas ruas diariamente

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (27), que 8.789 agentes de segurança atuarão em todo o Ceará durante o Carnaval, que ocorre entre 28 de fevereiro e 05 de março de 2025. A medida faz parte da "Operação Carnaval 2025", com o objetivo de garantir a tranquilidade dos foliões em todo o Estado.

A operação teve início nesta quinta com o embarque de 1.096 policiais militares no Quartel do Comando Geral (QCG), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Esses agentes foram destinados à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e aos interiores Norte e Sul do Estado.

Na quarta-feira (26), 30 policiais já haviam sido enviados para Baturité, e nesta sexta-feira (28), outros 526 seguirão para sete municípios, incluindo a Região Metropolitana. No sábado (1º), mais 44 militares embarcarão para Cascavel e Pindoretama, totalizando 1.696 agentes deslocados durante o período festivo.


Distribuição do efetivo

A operação contará diariamente com 8.789 agentes das forças de segurança do Estado, sendo 7.627 apenas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A atuação abrangerá 91 municípios, com destaque para Fortaleza, onde 1.589 policiais estarão nas ruas diariamente.

Na solenidade, o governador Elmano de Freitas destacou o reforço policial, principalmente nas cidades que solicitaram apoio à segurança pública do estado. "Estamos falando de quase nove mil homens e mulheres de todas as Forças de Segurança. Teremos ainda mais de 500 PMs atuando nas nossas CEs para garantir mais tranquilidade, fazendo um trabalho de prevenção e repressão no trânsito", afirmou.


Segurança no trânsito e proteção às mulheres

Além do policiamento ostensivo, 525 agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) estarão envolvidos em ações para promover segurança e fluidez no trânsito. Eles atuarão em 26 postos fixos nas rodovias estaduais.

Outro ponto destacado pela operação é a instalação das "Tendas Lilás" nos municípios de Aracati e São Benedito, com foco na proteção das mulheres durante o período festivo. "É importante ressaltar que, quando a mulher diz que não tem interesse em um homem, ele tem que respeitar e não importunar. Isso é fundamental para termos um carnaval civilizado, alegre e com muito respeito", reforçou o governador.

A operação segue até a próxima quarta-feira (5), às 6h, com a expectativa de proporcionar um Carnaval seguro e pacífico para os cearenses e turistas.