Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal é o novo Secretário-Geral da Interpol

Urquiza é formado em Direito em Fortaleza

Foto: Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Foto: Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, foi eleito como novo Secretário-Geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. Uma primeira eleição ocorreu em junho deste ano e nesta terça-feira (5), numa nova votação, que ocorreu em Glasgow, na Escócia, a maior parte dos 196 países membros da Interpol, concordaram com indicação de Urquiza.

De acordo com a Polícia Federal, Valdecy Urquiza se torna o "primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse cargo nos 100 anos de existência da Interpol".

Brasileiro de 43 anos, nascido em São Luís, no Maranhão, Urquiza é formado em Direito em Fortaleza, possui especializações e é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos. Atualmente ele é Diretor de Cooperação Internacional da PF e foi Vice-Presidente da Interpol para as Américas.

Além de outros cargos, o delegado já chefiou a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e já foi Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França.

Valdecy Urquiza agora vai ser o Secretário-Geral da Interpol, principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. O brasileiro assume o comando da organização a partir desta quinta-feira, quando termina o atual mandato.