Aracati: Celulares de três servidores da Prefeitura foram apreendidos pelo TRE suspeitos de compartilharem fake news
Os celulares de três servidores da Prefeitura de Aracati foram apreendidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), nesta quinta-feira (26). O caso aconteceu após suspeitas dos servidores manterem um perfil no Instagram com fake news contra o candidato da oposição ao cargo de prefeito, Caetano Guedes Neto (Republicanos).
Com isso, o TRE decidiu autorizar os mandados de busca e apreensão, a 8ª Zona Eleitoral justificou haver indícios de utilização de recursos públicos materiais e pessoais para divulgação, em tese, de propaganda ofensiva e disseminação de notícia inverídica de forma coordenada na conta @papocaaracati.
De acordo com o TRE, os investigados são: o assessor técnico Gabriel Felipe Ferreira Duarte Barreto, a coordenadora especial de Gestão Territorial Maria Kamilla Barreto de Lima e a assessora jurídica do gabinete do prefeito Ariana Cabral de Brito Mendonça.
Além da apreensão, a 8ª Zona Eleitoral também determinou à Meta, empresa dona do Instagram, que suspenda o perfil @papocaaracati da rede social, em até 72 horas.
Em nota, a Prefeitura de Aracati disse que "recebe com estranheza o pedido de informação já que como afirma a própria petição não houve qualquer acesso na prefeitura".