Senado aprova projeto de Janaína Farias que inscreve Patativa do Assaré no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria"
Tem cearense, nascido na Região Sul do Estado, ganhando ainda mais projeção nacional: a Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, nesta terça-feira, em decisão final um projeto de lei que inscreve o nome de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta, compositor e cantor cearense. Nasceu em 1909, em Assaré, no interior do Ceará, e morreu em 2002 na mesma cidade. O projeto de lei apresentado pelo senadora Janaína Farias, do PT, recebeu parecer favorável do senador Cid Gomes. A senadora Janaína Farias explicou que a obra de Patativa do Assaré reflete a realidade do sertão nordestino, abordando temas como a seca, a migração, a luta pela terra e a vida dos trabalhadores rurais.
EDUCADOR E ATIVISTA CULTURAL
Janaína lembra ainda que além de poeta, Patativa também foi educador e ativista cultural, e que sua obra literária foi traduzida em diversos idiomas. Disse a senadora: "Patativa do Assaré é um símbolo de resistência, sabedoria e criatividade popular, cujas lições continuam a inspirar gerações de brasileiros"".
Relator do projeto de lei, o senador Cid Gomes acrescenta que a obra de Patativa do Assaré foi muito influenciada pela vida árdua do sertão nordestino, marcada pela pobreza e pela seca e que o poeta cearense capturou a alma do Nordeste ao tecer seus versos com a sensibilidade dos grandes sábios. Segundo o senador do PSB, exaltar Patativa do Assaré é cultivar um legado de amor à cultura brasileira.